22 04

3 ideias de negócios digitais para começar hoje

Ficar em casa e morrer de fome ou sair de casa e morrer vítima de Covid-19 é o dilema actual para milhões de moçambicanos. O desafio é encontrar alternativas de geração de rendimentos sem sair de casa e de contacto reduzido com pessoas.

A tecnologia tem sido uma grande aliada para empresas sobreviverem ao Covid-19. Por isso, hoje pretende trazer três ideias de negócios para o público utilizador de smartphone ou computador. Como alertou o comediante e apresentador Hasan Minhaj no último episódio do programa Patriotic Act, nós não podemos resolver todos problemas do mundo, mas podemos escolher alguns para nos preocuparmos e tentar resolver.

Antes de descrever as três formas de geração de rendimento online, é importante esclarecer o que considero negócio digital.

Um negócio digital é aquele em que a jornada do cliente, desde ao conhecimento do produto/serviço até a compra, acontece nos canais digitais (telefone e internet) e sem contacto físico entre comprador e o vendedor.

Conheça as três ideias de negócio digital para começar hoje.

  1. Promotor de vendas de produtos digitais

A divulgação e venda de produtos digitais é um dos negócios mais baratos da lista. Para além de crédito, você pode investir em algum curso sobre técnicas de vendas. As principais actividades do negócios são:

  • Identificar os produtos e serviços que pretende vender. Por ex: cursos, ebooks, modelos de documentos Word/Excel, temas wordpress, fotos, etc. A lista é extensa, mas pode começar por escolher produtos que conhece ou que já tem potenciais clientes.
  • Definir metas e estratégias de venda. Pode vender pelo whatsapp, facebook ou site.
  • Fazer acompanhamento pós venda. Manter o contacto com os clientes, permite avaliar a qualidade dos produtos que vende e também abre caminho para novas vendas.

Gostou da ideia? Se está interessado em conhecer os produtos digitais que temos disponíveis clique  no link bit.ly/queroserdigitalmz e envie-nos uma mensagem.

  1. Assistente de comércio electrónico

Desde o início do estado de emergência, temos acompanhado muitos empreendedores optando pela comunicação e venda online. E aí encontramos mais uma oportunidade de negócio? Os negócios precisam de migrar para o mundo digital, mas os donos dos negócios tem pouco conhecimento tecnológico. Por isso, há mercado para assistir empreendedores na criação e gestão de lojas virtuais, até mesmo vendas em canais de baixo custo, como whatsapp ou facebook.

  1. Freelancer nas áreas de tecnologia, publicidade e educação

A terceira oportunidade de negócio digital é a melhor. Descubra uma nova habilidade, pratique e comece o negócio. A lista de novas habilidades inclui: desenvolvimento de aplicativos, desenho gráfico, marketing digital, produção de cursos, línguas, produção de manuais de apoios para estudantes e muitas outras habilidades que pode aprender e vender online.

Aprender uma nova habilidade requer maior investimento de tempo e dinheiro, mas terá maior retorno a médio e longo prazo. Na hora de aprender, esqueça que está a fazer isso para ultrapassar o Covid-19, cultive pensamentos positivos como:

Conhecimento não tem prazo de validade

E assim finalizo o artigo de hoje. De todos os problemas que tem no mundo, eu preocupo-me com a tecnologia. Eu não me preocupo exclusivamente com a falta de acesso da maioria dos moçambicanos às tecnologias, mas principalmente de como os poucos moçambicanos que tem acesso frequente à internet utilizam-na para seu benefício, isto é, como ferramenta para ganhar dinheiro.

 

 

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *