Como preencher o canvas (Parte II Segmentos de clientes)

O que seria de um negócio sem os clientes? Eles não somente compram o seu produto, como fazem parte de todo o processo de desenvolvimento do negócio. Por isso, o segmento de clientes é o segundo campo para preencher no mapa canvas.

Por que será que a descrição é “segmento de clientes” e não “clientes”. No canvas, uma ferramenta ideal para startups, a ideia de negócios é testada com pouco recurso, então nada melhor do que agrupar os clientes em segmentos. Em cada segmento escolhido, podemos analisar as características que eles têm em comum, a localização, e o principal, a necessidade que todos partilham. O modelo de negócios pode ter um ou mais segmentos de clientes.

Tal como na proposta de valor, o bloco de segmentos de clientes responde a algumas questões. E estas são as principais:

  1. Para quem você está a criar a proposta de valor?
  2. O que eles tem em comum?

 

Mercado de massas, nicho, diversificado, segmentado são segmentos de clientes que podem ser utilizadas para desenvolver o modelo de negócios. Já pensou qual é o seu segmento do cliente? Ter um segmento de cliente bem definido permite criar soluções ajustadas às necessidades dos clientes. E o cliente sabe quando o serviço foi mesmo desenhando a pensar nele.

Assim foi o dia da segmentos dos clientes, ainda faltam mais 7 blocos do canvas. Vamos empreender?

Tags: No tags

Leave a Comment