Hoje vamos continuar a explorar o Canvas, um dos modelos de estruturação de negócios mais populares actualmente. Já passam quase três anos que aprendi e utilizo a ferramenta para visualizer as minhas ideias de negócios e cada vez que pratico, entendo melhor e por isso comecei a secção canvas aqui no Blog.
Hoje vamos tratar do 5° bloco: fontes de receitas. Esta é uma das principais partes do modelo canvas, pois um dos indicadores de sustentabilidade do negócio é quantidade de dinheiro que entra na caixa da empreendedor.
No princípio do negócio, é preciso ter descrever as formas que a empresa vai utilizar para gerar receitas. É mais fácil atribuir tipos de receitas a cada seguimento do Mercado. Podemos ver o exemplo da empresas de telefonia móvel, elas definiram pagamento pré pago para particulares e facturação mensal para empresas.
Algumas perguntas a considerer no bloco de fontes de receitas são:
- Por que valor o segmento de clientes está disposto a pagar?
- Por que eles pagam actualmente?
- Qual é a contribuição de cada fonte de receita para a receita total?
É importante visualizar as fontes de receitas com foco no segmento de clientes, mas também incluir o seu comportamento perante a concorrência. Imagine uma doceira recente no mercado, que definiu oferecer bolos de aniversários para clientes intolerantes a lactose. Ela sabe que os clientes estão dispostos a pagar por um bolo adequado a sua saúde, mas o preço que for estipulado deve corresponder com a concorrência. Se for mais caro, tem que ser capaz de transmitir aos clientes o valor ou diferencial do produto.
Dependendo de cada negócio, existem diferentes formas de gerar receitas. As mais conhecidas são:
- Venda directa;
- Taxa por utilização: dinheiro ganho por utilização de um serviço específico. Por ex: Correios;
- Taxas de subscrição: fonte de receita proveniente de acesso contínuo a um serviço. Por ex: DSTV;
- Licenciamento: receita proveniente da cobrança por utilização de uma propriedade intelectual. Por ex: Transmissão de novelas da Globo por outros canais como STV
- Comissão: receita proveniente de intermediação de serviços entre duas partes interessadas. Ex: correctores de seguros.
- Publicidade: receita proviniente da cobrança de taxas para divulgar o produto/serviço. Por ex: TVM, STV, etc
O canvas é modelo de negócios fléxivel, permite que o empreendedor faça o esboço de como vai gerar receitas, e que mais tarde pode ser ajustado de acordo com os resultados dos testes.
Se nunca tinha ouvido falar do canvas, esta secção do blog é dedicada a partilha de noções gerais sobre o assunto. Se achou achou interessante, pesquise mais sobre o assunto, também pode participar nas capacitações que inclui o tema. Um dos cursos de empreendedorismo que fiz através do programa YALI adoptam o modelo canvas. Recentemente vi que a formula milionária contém o canvas nos temas do curso. Não deixe de comentar a sua experiência com este modelo de negócios.
Vamos empreender?
Muitos parabéns Járcia, pelo Blog.
Não pude ler todos os artigos, mas adorei o pouco que li.
Recomendo 🙂
Obrigada, Nilza. Que bom que gostou do meu conteúdo. Volte mais vezes.