A fase inicial de um negócio tem muitos desafios. Nem sempre há capacidade financeira suficiente para adquirir todos os recursos necessários para o negócio funcionar. Dependendo do tipo de negócio, equipamentos de qualidade, mão-de-obra qualificada, meios circulantes, são considerados investimentos de luxo para empreendedoras iniciantes. E daí, como ultrapassar essa barreira?
No modelo de negócios canvas, a ferramenta de estruturação de negócios que venho abordando aqui no blog, tem um bloco específico que ajuda-nos a identificar organizações, empresas e outros parceiros de apoio que facilitam o funcionamento do negócio. O oitavo bloco do canvas é parceiros-chaves.
Se está a acompanhar esta série de textos sobre o modelo de negócios Canvas, pode rever os blocos anteriores no link abaixo.
- Proposta de Valor
- Segmento de Clientes
- Canais
- Relações com Clientes
- Fontes de Receitas
- Recursos-chave
- Actividades-chave
A rede de parceiros de negócios não serve apenas para quem tem pouco capital inicial. É verdade que essa estratégia reduz custos ao adquirir recursos ou actividades específica de graça ou com descontos, mas ela também é responsável pela optimização dos processos do funcionamento do negócio e redução do risco de incerteza.
Quando nos dedicamos ao campo de parceiros-chave no modelo de negócios canvas, incluímos empresas ou particulares que actuam tanto na produção, como entrega e distribuição da proposta de valor. Se cada empreendedora dedica mais tempo a principal actividade do negócio, pode confiar outras actividades aos parceiros-chave e consequentemente terá melhores resultados no negócio.
Existe algumas perguntas importantes para preencher o bloco de parceiros-chaves. Tente responder as seguintes questões:
– Quem são os nossos parceiros-chave?
– Quem são os nossos fornecedores-chave?
– Que recurso-chave a empresa consegue obter através dos parceiros-chave?
– Que actividades-chave os parceiros-chave exercem?
Estamos a caminho do primeiro aniversário do blog e este texto reflecte muito a essência deste meu projecto. Quantas mulheres desejam começar um negócio, mas não o fazem porque sentem que precisam de uma equipa? A alternativa para as empreendedoras à solo é essa, buscar parcerias para tornar o seu negócio realidade ou expandir um negócio existente.
Quem caminha sozinha pode até chegar mais rápido, mas quem caminha acompanhado , com certeza vai mais longe.
Clarisse Lispector
Se precisa de recomendações de parceiros e fornecedores para o seu negócio, envie um e-mail para ola@empreendedorasolo.com e vai se surpreender com as opções locais e internacionais que temos para si. Vamos empreender?