Evento: I Edição Percursos que inspiram com Dra. Safura da Conceição

Maputo conta com mais uma iniciativa de promoção do Empreendedorismo, trata-se de Percursos que inspiram, um projecto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) com objectivo de inspirar, motivar e orientar jovens empreendedores.

A I Edição do evento teve como convidada para a palestra a Dra. Safura da Conceição, PCA da Movitel. Eu fiquei entusiasmada com cada palavra que ela partilhou com os 70 participantes. Como mulher, senti-me contagiada a continuar os desafios da carreira profissional.

 

Um pouco diferente dos eventos que tenho acompanhado, o Percursos que inspiram tem um formato muito dinâmico, a primeira parte consiste no Pitch de 4 empreendedores, a segunda teve a palestra com a convidada e na última parte o debate. A sessão de Pitch teve como participantes: Ruy dos Santos da Makobo, Florbela Mandlate da Finana, Donald Dimas da Mbalele Mbalele e Júbia Uchavo da Xabindza Biotecnologia. Já conhecia algumas dessas iniciativas de empreendedores moçambicanos?  Só sei que serão os grandes nomes do empreendedorismo social em Moçambique.

7 Lições do Percursos que inspiram coma Dra. Safura da Conceição:

  1. Temos que aceitar o que não conseguimos fazer e olhar para novas oportunidades;
  2. É difícil mudar o primeiro emprego, mas depois tudo corre bem;
  3. Bons hábitos para um percurso de sucesso: saber delegar tarefas, associado a qualidade de gestão da equipa;
  4. O sacrifício de convívios familiares faz parte do percurso profissional;
  5. Devemos sempre ser persistentes, aprender com os nossos erros e procurar ultrapassa-los sem preconceitos ;
  6. Temos que procurar criar sinergias para melhor exposição no mercado rumo ao alcance de objetivos individuais e colectivos;
  7. É importante sermos mais proactivos na identificação de problemas ou oportunidades, como também nas respostas para as mesmas;

Este resumo do evento contou com a especial participação das empreendedoras Júbia Uchavo e Zelma Macários, porque não acompanhei o evento até ao final. A boa notícia é que a ANJE tem agendada mais duas edições do Percursos que inspiram ainda este ano.

Empreendedoras, qualquer que seja a desculpa para adiar o sonho, já está a ficar ultrapassada. Estamos a conhecer mulheres de diferentes gerações trabalhando com garra e determinação. A nossa vez é agora. Vamos empreender?

Tags: No tags

Leave a Comment