Evento: IV Edição Startup Grind Maputo com Alfredo Cuanda

Imagem: Divulgação Facebook

No princípio da minha estadia em Lichinga, meados de 2011, teve episódio na fila do banco que foi uma das maiores lições de vida para mim. Sabe aquela história da caneta perdida na bolsa, todos esquecemos da caneta nos momentos que mais precisamos. Então o senhor prontamente cedeu-me uma das canetas que tinha no bolso. Eu agradeci e fiquei curiosa por ele estar com duas canetas no bolso. E ele explicou:

Sempre ando com duas canetas, alguém pode precisar de uma.

Vivemos cada vez num mundo mais egoísta, mas felizmente ainda existem pessoas que se preocupam em ajudar os outros e andam prevenidos. Recordei-me desta situação a poucos dias e comprometi-me a sair de casa com duas canetas. E foi assim que salvei o dia da Wilma no IV Edição  Startup Grind Maputo quando ela se sentou ao meu lado.

De volta ao tópido do texto, o evento que vou falar hoje é a IV Edição do Startup Grind Maputo com Alfredo Cuanda. Conheço o trabalho do Ideário (Primeiro Hub em Moçambique, que se dedica a aceleração de negócios) há quase dois anos e eu sabia que seria um aprendizado enorme para os participantes. E claro, eu também queria aumentar a minha rede de contactos (e consegui).

Algumas lições de Empreendedorismo que tive no IV Edição do Startup Grind Maputo

  1. Todos somos empreendededores, queremos sempre ajudar ou resolver problemas.
  2. O Empreendedorismo é um estilo de vida, a forma como lidamos em diferentes campos da vida.
  3. A revolta com a situação em que nos encontramos, pode levar a frustração, até mesmo depressão.
  4. Precisamos estar dispostos ou abertos a cometer erros. E não devemos ser crucificados quando cometemos os erros.
  5. Montar uma equipa é um grande desafio, precisamos aprender a lidar com os outros e encontrar algo que une a equipa.
  6. Não cometa o erro de começar o negócio sem pagar a si próprio. O empreendedor precisa de salário.
  7. É preciso ter uma relação íntima com o dinheiro, perceber o seu valor e o valor que vai gerar. O dinheiro é consequência do valor que criamos.
  8. Aprender a partilhar as suas ideias com os outros. O valor não está na ideia, mas sim na sua execução.
  9. Não perca a oportunidade de estabelecer conexões com as pessoas. É importante nutrir as relações e comunicar o que se pretende com elas.
  10. Antes de procurar financiamento: contabilize todos os seus gastos, analise a sua capacidade de retorno, tenha disciplina financeira e diminua o risco de investimento.

Quando parei escrever, pensei “só isso, ainda tem mais”. Acredite, tem muito mais lições que podem ser tirados de um evento de networking para empreendedores. Para além da entrevista, a sessão de perguntas e respostas foi enriquecedora. A boa notícia é que o evento foi gravado e com certeza o resumo da equipa organizadora, será melhor do que as minhas anotações. Mas eu não podia falhar com o meu compromisso de partilhar o que aprendi, ainda no espírito do senhor que anda com duas canetas.

Partilhe a experiência, alguém pode precisar.

Leave a Comment