Qual é a melhor idade para começar um negócio?

Diariamente nós fazemos escolhas. As escolham pode ser sobre a roupa que vamos vestir, o tipo de pequeno-almoço, a lista de tarefas do trabalho e por aí em diante. Certas escolhas exigem-nos maior cautela porque tem impacto na nossa vida a médio e longo prazo. Iniciar um negócio é uma escolha que não deve ser tomada de ânimo leve, pois afecta-nos muito mais do que imaginamos. O nosso bem mais precioso, a SAÚDE, fica em risco quando simplesmente colocamos de lado essa pergunta: quando vou começar o meu negócio?

Este mês é dedicado a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa global de prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, problemas de saúde mental como a depressão, perturbações de personalidade, abuso de álcool e de substâncias são factores de riscos para o suicídio. A minha atenção vai para a depressão, uma doença que evitamos falar, diagnosticar e procurar tratamento, pois em Moçambique ainda é tabu falar sobre saúde mental.

A OMS define a depressão como:

um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração.

Imagino que você deve estar a se perguntar: Mas qual é a relação entre depressão e empreendedorismo? Uma das características da depressão é a tristeza, um dos melhores textos que já li sobre a tristeza foi do Dr. Miguel Lucas, que afirma que a tristeza “obriga-nos” a dar atenção a algo que precisa ser resolvido, melhorado ou compreendido. Então, como uma empreendedora pode resolver o problema do cliente e deixar de lado o cuidado de si mesma? Já parou para pensar se a tristeza que sente ou sentiu está relacionada com a sua escolha profissional? Se a resposta for positiva, é altura de procurar ajuda profissional para reverter a situação.

Quanto a melhor idade para começar um negócio, também encontro uma relação com a saúde mental. Na minha opinião a melhor idade para começar um negócio é entre os 18 aos 25 anos de idade. Nesta fase a mulher maior capacidade para adquirir novas habilidades, busca ajuda com facilidade e tem mais foco no desenvolvimento profissional. Pelo que tenho observado no quotidiano e nas redes sociais, as mulheres desta faixa etária falam abertamente sobre a saúde mental, já desenvolveram muitas habilidades positivas para empreendedoras, tais como: auto conhecimento, pensamento crítico, negociação, falar em público, criatividade e flexibilidade.

Enquanto escrevia este texto, recordei-me das vezes que ficava em frente ao espelho enquanto me preparava para mais um dia de trabalho e sussurrava para mim mesma “Estás velha para isso”. Eu concordei comigo mesma e resolvi utilizar essa “velhice” como força (experiência) para o negócio.

No final, a minha mensagem é:

Escolha quando vai começar um negócio o mais cedo possível. A sua saúde mental também conta. Pode ter 20 anos e decidir que vai começar o negócio aos 25, 30 ou 40, o importante é dedicar algum tempo para preparar-se emocional e financeiramente para ter o seu próprio negócio.

One Response

Leave a Comment