Não sabe que negócio abrir, siga o dinheiro

Após a distribuição do meu Ebook “ A primeira Startup- sem medo de empreender”, estava ansiosa para saber a opinião dos leitores. Para além das perguntas básicas sobre o Ebook, também pedia no formulário sugestões de temas para os próximos textos. E o segundo tema mais solicitado era: Qual é o negócio o melhor negócio para começar em Moçambique?

E acredita que essa pergunta vem a tona em muitas rodas de conversa sobre negócios. É verdade que a empreendedora quer resolver um problema e criar valor para o cliente. Mas sempre o resultado do negócio é gerar rendimento e quanto maior for o lucro no negócio, melhor.

Tenho oportunidade de avaliar e desenhar produtos e serviços inovadores para a área de Educação e Tecnologia, e algumas vezes a minha intuição diz que encontrei a Tal ideia (que vai resolver grandes problemas e salvar o país da crise económica). Mas como saber que um negócio é mais lucrativo do que o outro?

Eu fiquei impressionada quando lia na Revista Exame Moçambique de Agosto que o mercado de roupa usada movimenta milhões de dólares. Eu conheço muitas famílias que tem o seu sustento no comércio de roupa usada, mas estava longe de pensar que esse sector era gigante. Por isso, acompanhar programas de TV, jornais e revistas especializadas em negócios é uma excelente estratégia para encontrar os negócios mais lucrativos em Moçambique.

Durante os seis anos que trabalhei no sector de transportes de documentos e carga, a minha tarefa preferida era fazer o rastreamento das encomendas online. Assim aprendi que informação da origem, da trajectória e do destino das encomendas permite-nos o circuito do dinheiro em Moçambique. Por isso, concordei com um tweet de um empreendedor americano que dizia:

Não olhe para o que as pessoas dizem, mas sim o que elas compram.

O nosso maior desafio como empreendedoras é desvendar as motivações por detrás das compras e temos que colocar de lado a tentativa de provar que temos um bom produto ou serviço. Dedique mais tempo a entender o percurso do dinheiro nos sectores mais lucrativos e daí pode surgir o próximo negócio milionário. Vamos empreender?

Tags: No tags

Leave a Comment