O poder da organização pessoal

Organize-se. A organização traz paz

Johnny de Carli

O que te vêm a mente quando ouve a palavra organização? Eu imaginava: uma mesa de trabalho sem papéis, um calendário preenchido na parede e uma agenda com anotações diárias. Por isso, a organização passou para o topo da minha lista de mudanças no meu estilo de vida. Mas do que uma mesa de trabalho organizada, a meta é uma vida organizada, e falo da vida pessoal como profissional.

Não é fácil ser organizada, principalmente quando nos conhecemos como o oposto disso a vida toda e temos poucas referências por perto. No entanto, a organização é uma habilidade que pode-se aprender em qualquer fase da nossa vida. Isso acontece a medida que percebemos que queremos mais paz, produtividade e facilidade na vida pessoal e profissional. No meu caso, a desorganização trouxe prejuízos financeiros, estresse e ansiedade. Consegue recordar das desvantagens da desorganização da sua vida?

Não é possível separar a organização pessoal da profissional. Quando a vida pessoal está um caos, normalmente tem efeitos negativos no trabalho. E isso é mais notável nas empreendedoras do que numa profissional com emprego. A rotina de uma empreendedora é corrida, muitas decisões por tomar, contacto com clientes ou fornecedores, produção ou aquisição dos produtos e serviços, gestão financeira e do pessoal. Agora, imagina tudo isso, para uma mulher casada e com filhos pequenos. Este é um dos principais desafios para as mulheres empreendedoras, e chega-se ao extremo de colocar na balança o que é mais importante: a família ou a carreira. Sabe qual é a resposta para esse dilema? Nós podemos ter tudo. Um negócio sustentável e um relacionamento familiar sólido.

O poder da organização pessoal é esse, permite-nos saber como estão as nossas finanças, as nossas obrigações pessoais e daí conciliar com os compromissos profissionais. Cada uma define o seu dia, o que é importante ou urgente, as ferramentas electrónicas disponíveis para melhorar a organização e como está a sua rede de apoio em caso de sobreposição de agenda de compromissos pessoais e profissionais.

A organização pessoal e profissional tem custos, acredita que é um dos melhores investimentos a fazer. Pois se adiar a decisão de ter uma vida organizada, os custos a longo prazo podem ser maiores. Dívidas, cuidados com a saúde, rompimento de relacionamentos familiares e até mesmo a morte, são algumas das consequências de uma vida pessoal desorganizada.

Como empreendedoras, sonhamos mudar o mundo, criar impacto positivo na vida das pessoas ao nosso redor, mas como Gandhi dizia a mudança começa connosco. Por isso, vamos aprender a organizar a nossa vida pessoal e profissional. Que tal começar hoje?

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *