featured pic (2)

Soluções TIC Made in Mozambique #4: WenaData

O consumo de informação está cada vez mais acessível. A partir dos smartfones temos acesso à informação útil para negócios. Uma motivações de empreendedoras investirem tempo na leitura de plataformas digitais é a necessidade de ficar por dentro das mudanças do mercado e tendências dos consumidores.

Em Moçambique, as empreendedoras criam, produzem, distribuem produtos e serviços para clientes cada vez mais exigentes. Como obter mais informações sobre a opinião dos moçambicanos, que podem facilitar o processo de tomada de decisões no seu negócio? A minha pesquisa sobre o assunto levou-me a uma solução tecnológica 100% moçambicana, Wenadata.

No seu website oficial, a WenaData é apresentado como:

A WenaData é uma plataforma integrada de opinião, muito abrangente e inovadora, onde todos contribuem para um país mais informado, dinâmico, participado e solidário. É um projecto moçambicano, de cariz tecnológico que oferece soluções e serviços para os cidadãos e organizações.

Geralmente as pessoas querem ser ouvidas e fazem uso de diferentes canais para dar a sua voz.  É comum testemunharmos desabafos nas redes sociais ou nos locais públicos, mas como o registro dessa informação nesses meios é fraco ou inexistente, perde-se factos importantes que poderiam contribuir para o desenvolvimento do país. No WenaData, os utilizadores podem criar sondagens, participar de sondagens e inquéritos de forma gratuita. O acesso pode ser via website ou baixando o aplicativo na play store e app store.

Já dizia um dos oradores do Congresso Global de Empreendedorismo na África do Sul que a informação é o novo ouro. É importante que essa informação seja adquirida por meios de confiança, a política de registro de membros através da confirmação do número de telemóvel, dá-nos certa segurança na utilização da plataforma.

Navegar pela plataforma, foi um momento nostálgico para mim, veio a memória alguns trabalhos de pesquisa que eu havia participado como inquiridora/entrevistadora. Por isso que dedicar algum tempo do outro lado da moeda, respondendo aos inquéritos e sondagens. Dar uma opinião dá-nos uma pequena sensação de poder. É a nossa voz, que pode ser motivo de grandes transformações para o país.

Por outro lado, como empreendedora, vejo na WenaData uma óptima oportunidade para testar as ideias, produtos e serviços, até fazer a análise da concorrência.

Conhece outras plataformas moçambicanas de inquérito? Partilhe nos comentários.

Leave a Comment