featured pic (1)

Soluções TIC Made in Mozambique #3: Biscate.co.mz

Milhares de aplicativos são instalados diariamente e como empreendedoras, precisamos estar actualizadas das ferramentas disponíveis para melhorar o desempenho dos nossos negócios. Por isso procuro trazer soluções tecnológicas moçambicanas úteis para o dia a dia, como é o caso do Biscate, um serviço da UX.

No seu website oficial www.biscate.co.mz apresenta-se como:

O biscate é um serviço rápido e conveniente que liga biscateiros ou trabalhadores informais a clientes, através de uma plataforma online.

O serviço Biscate pode ser utilizado através do website, assim como fazer downoad do aplicativo no Play Store. Para clientes da Vodacom, também é possível aceder aos serviços através da linha *777#. Tive a minha primeira experiência de utilização em 2016 para procurar técnicos de instalação de TV, mas recentemente fiz o cadastro para promover um serviço.

Enquanto pesquisa sobre o aplicativo com algumas leitoras, a primeira reação que tive quando perguntei se conhecia o Biscate foi “Biscate, aquela mulher que…”. Eu logo disse:

Não, não, Biscate é um aplicativo, disca o *777#.

O aplicativo ainda não é muito conhecido entre as mulheres do Maxaquene C. Mas como o processo de cadastro é rápido, aproveitamos o tempo juntas para adicionar novas empreendedoras na plataforma.

Numa recente conversa com uma empreendedora da área de educação, tive uma visão mais clara de como mulheres estão empreendendo por paixão, dedicam mais tempo execução do serviço e uma boa parte tem pouco contacto com a tecnologia.

Seja por falta de tempo ou conhecimento, ainda temos muito trabalho pela frente para tornar a tecnologia como uma aliada para a criação ou crescimento dos nossos negócios. O Biscate como serviço para trabalhos pontuais permite o registro do perfil do nosso trabalho, a avaliação dos clientes e também a visualização dos nossos concorrentes.

Como profissional da industria criativa, senti falta de profissões como: designers, desenvolvedores, redactores, assistentes virtuais, entre outros.

Eu admiro muitas soluções tecnológicas Made in Mozambique, o Biscate ganhou a minha admiração porque é uma excelente ferramenta para mulheres que trabalham sozinhas.

Conhece outras plataformas moçambicanas para empreendedoras? Partilhe nos comentários.

Leave a Comment