A auto estima e o empreendedorismo: dois conceitos que caminham de mãos dadas

A auto estima não é um termo novo no universo feminino. Embora algumas mulheres fazem confusão entre auto estima e vaidade. Nem sempre uma mulher maquiada, vestida com a última novidade da Chillipepers e com uma bolsa cavalinho, significa que ela está com a auto estima elevada.

Um rápido esclarecimento, empreendedoras. Auto estima é o valor que alguém atribuí a si própria, essa avaliação muda com as experiências que se vivenciam ao longo da vida. Tem vezes que a nossa auto estima está alta e outras vezes que está baixa. Já a vaidade, é apenas o cuidado que temos com a nossa aparência, com objectivo de prazer pessoal ou atrair a atenção dos outros. A auto estima pode influenciar uma atitude vaidosa, mas o inverso não acontece.

No dia a dia, as empreendedoras enfrentam muitas pressões. Desde o excesso de trabalho, a cobrança dos compromissos pessoas e chega uma altura que começa a duvidar das suas qualidades profissionais e emocionais. Quantas mulheres abandonaram os projectos empreendedores porque deixaram de acreditar no seu potencial de criar, inovar ou gerir um negócio? É por isso que a auto estima e o empreendedorismo caminham juntos. Antes de visualizar o modelo de negócios e contactar os clientes, avalie como está a sua auto estima e procure estratégias para manter a auto estima alta com frequência.

Trabalhar a auto estima é crucial para a jornada empreendedora, pois é o caminho de altos e baixos que só pode ser ultrapassado com o amor que temos por nós mesmas. Precisamos nos amar primeiro, para exergar os desafios que vão surgindo com optimismo e acreditar que somos capazes de vencer tudo.

Existe diversas formas para cultivar a auto estima: valorizar as conquistas, reservar tempo para si, praticar desporto ou actividades que lhe dão prazer, manter por perto pessoas positivas e aprender algo novo com frequência.

Algumas vezes, é necessário ajuda profissional (Coach ou Psicóloga) para resgatar e fortalecer a auto estima. Sozinha ou com ajuda, trabalhe sempre na sua auto estima. O empreendedorismo precisa de si. Vamos empreender?

 

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *