Está na hora de nos despedirmos de Julho, o sétimo mês do ano. Um mês marcado por três eventos importantes para empreendedoras: Percursos que Inspiram, Lioness Breakfast e FENI. Felizmente consegui participar da sessão Open Mic do Lioness em Maputo, para apresentar o Olá Nana e a colecção de bordados para crianças.
Neste último dia mês, trago alguns links interessantes que vi e revi ao longo do mês. Uma pequena lista com conteúdo local e internacional, que considero útil para o desenvolvimento pessoal e profissional das empreendedoras.
- Especial Stand up: Katherine Ryan: Glitter Room (Netflix)
Katherine Ryan é uma famosa comediante canadiana. Neste show disponível no netflix ela aborda sobre bulllying, machismo e a criação da sua filha chique.
Eu amei porque: podemos ver que as mulheres americanas também vivem esse drama do julgamento da sociedade quando não casam ou são mães solteiras. O stand up comedy exprime muitas frustações da sociedade pouco discutidas, por isso me identifico muito com esses shows.
- Medium: O Segredo da Jornada por Jéssica Manhiça
Jéssica Manhiça é uma jovem empreendedora, co criadora, escritora e palestrante moçambicana. É possível acompanhar os seus pensamentos nos textos que partilha no Medium. A minha leitura favorita até agora foi “O segredo da Jornada”.
Eu amei porque: todas concordamos que correr atrás dos sonhos é duro e muitas vezes dá vontade de desistir. A visão da Jéssica sobre a importância de apreciar cada fase da jornada, tanto os momentos bons como os ruins, é simplesmente real.
- Aplicativo: Pomodoro Timer lite
Pomodoro é uma famosa técnica de gestão de tempo criada nos 80. Existem diversos aplicativos ou websites com essa ferramenta, mas a quase 2 anos utilizo o aplicativo pomodoro timer, na versão paga.
Eu amei porque: é possível medir as horas que levo para executar trabalhos e os momentos de pausa são cruciais para manter o bom ritmo do trabalho. Estava a preparar uma coleção de bordados em ponto cruz e o aplicativo facilitou bastante para calcular o tempo de entrega das encomendas.
- Blogosfera: Eu escolhi viver por Eliana Nzualo
Eliana Escreve Eliana é um dos mais populares blogs femininos em Moçambique. Os artigos cobrem os temas de feminismo e negritude.
Eu amei porque: a escrita é suave, mas directo ao ponto. Eu vejo o texto “eu escolhi viver” como uma auto afirmação crucial para mulheres que enfrentam a violência doméstica. Quanto mais cedo possível, todas as mulheres vítimas de violência domestica devem escolher viver.
- Internacional: Lionesses of Africa
Lionesses of Africa é uma das maiores comunidades de mulheres empreendedoras africanas. No site está disponível histórias inspiradoras, resumo de livros, artigos, frases motivacionais e muito contéudo para empreendedoras.
Eu amei porque: a comunidade agrega tudo que as empreendedoras precisam num único espaço e estimulam a partilha e colaboração entre mulheres. Também existe um evento Lioness Lean In que decorre em diversas cidades africanas, incluindo Maputo, onde as mulheres da comunidade interagem ao vivo.
Essa é a minha despedida de Julho, um mês inspirador e que fiquei a conhecer a jornada novas mulheres empreendedoras, com destaque para Annette Cassy, fundadora da Kidz Kare, uma centro medido exclusivo para o púbico infanto-juvenil.
E então, o que mais te marcou no mês de Julho? Não se esqueça de partilhar os links interessantes da sua lista. Vamos empreender?
Obrigda pelos links, vou acessa-los e farei um update.