Desde que começou a crise em Moçambique, parece que só se fala em empreendedorismo, não é verdade? Sim, é o que parece, todos agora querem ser empreendedores. No entanto, o movimento empreendedor começou muito antes da crise, a única diferença é que agora há mais espaço nos media sobre o assunto.
Particularmente, tenho uma lista enorme motivos pelos quais optei por começar um negócio. Como escrevi no meu ebook A primeira Startup Sem medo de Empreender
Não existe motivo certo, existe o seu motivo.
O objectivo do texto é compilar as motivações mais frequentes que tenho observado.
- ____________
O primeiro motivo está em branco porque ainda não tenho super poderes para ler a sua mente. Escutar a opinião dos outros é bom, mas não faça isso sem ter uma opinião própria. Eu respeito isso, por isso em primeiro, está o seu motivo.
- Planear quanto dinheiro vai ganhar
Ganhar muito dinheiro é uma das maiores promessas dos GURU de empreendedorismo. Uma promessa atraente, não é? A boa notícia é que é verdade.
Enquanto no emprego formal o rendimento mensal é fixo ou pouco varíavel, os empreendedores podem planificar o rendimento mesal e lucros do negócio.
- Aprender novas habilidades
O seu CV pode ser extenso, com cursos, diplomas, experiências e prémios, mas no final o empregador já tem uma lista de tarefas para si. E acredita, é desmotivador ter um emprego que não exige as habilidades ou competências que adquirimos ao longo dos anos de estudo.
Ter o seu próprio negócio é o espaço ideal para dar o melhor de si como profissional, pode testar suas habilidades, questionar suas competências sem risco de perder o emprego. Quem ganha é o cliente, que pode ter cada vez melhores experiências com seus produtos e serviços.
4. Ajudar pessoas
Quantas vezes já vimos alguém necessitado e pensamos ‘ Se eu tivesse dinheiro, ajudava’. E essa vontade de ajudar fica por aí, no infinito “se”. Que tal começar um negócio para ajudar as pessoas e acabar com a pobreza no país, e até mesmo no mundo?
Chega uma altura que temos que parar de pedir o dinheiro dos outros (pais, familiares, marido, filhos, Governo, doadores e mais) para o bem estar dos necessitados. Começar um negócio, permite ajudar pessoas de diferentes formas: criação de emprego, acção de responsabilidade social ou doação.
5. Oportunidade de Validar a sua ideia
Os empreendedores guardam as suas ideias a sete chaves e um dos seus maiores medos é de sofrer rejeição dos clientes. Muitos não colocam a ideia em prática porque não sabem se vai dar certo ou não.
Por isso só quem começa um negócio tem oportunidade de testar com clientes se a sua ideia é a solução que eles estavam a procura. Se não for, pode pensar em novas soluções.
Existe mais de 99 motivos para começar um negócio hoje, próximo mês ou daqui a dois anos. Encontre o seu motivo e não desculpas para adiar a sua realização profissional.
Excelente abordagem.
Obrigada pela observação, Adérito.
thank you, great approach .