No princípio de 2018 eu publiquei um ebook, A primeira Startup: sem medo de empreender. Nesse meu estilo curto e directo, eu abordei sobre as 7 questões que um empreendedor deve responder antes de começar um negócio e no final apresentei uma lista de startups fundadas por mim.
Após alguma leitura e observação do ecossistema das startups tecnológicas em Moçambique, dediquei tempo para rever os meus projectos, bem como aperfeiçoar as minhas habilidades de comunicação e marketing digital. O meu portfolio não foi a única alteração que notei, a forma como organizo os processos de ideação e teste dos novos serviços melhoraram imenso.
Hoje, venho apresentar a minha primeira startup de 2020, Menu Basket, um espaço digital que reúne menu de restaurantes em Moçambique.
O título do artigo é MVP da semana, porque pretendo partilhar negócios (Criados por mim ou por terceiros) nas duas primeiras fases: ideação e prototipagem. Assim, é possível colher feedback o mais rápido possível e investir recursos em alterações que trarão benefícios ao negócio.
Como surgiu?
Eu fiquei ausente do twitter por 6 meses, foi tempo suficiente para trazer uma nova vida ao mundo e curtir a segunda maternidade. Embora a vida de mãe não se resume em amamentar, trocar fraldas ou passar noites em claro, estava sem concentração para o meu laboratório de novas ideias. E quando retorno ao Twitter, vi uma publicação que dizia o seguinte:
Restaurantes em Moçambique, por favor, menu online é importante.
Eu sorri, abanei a cabeça e falei para mim mesma: DESAFIO ACEITE.
Em que fase está o Menu Basket?
A primeira versão do site já está disponível e está na fase de teste. Durante semanas, vamos testar a solução com os dois grupos: restaurantes e consumidores.
Então empreendedoras, é assim que nasce um negócio. Fique sempre atenta a dor das pessoas nas conversas cara a cara, nas redes sociais e nas notícias. Procure por uma solução e demostre a mesma na versão mínima possível. Assim já pode testar com as pessoas se a sua solução minimiza a dor delas ou não e quanto estão dispostas a pagar por isso.
Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o Menu Basket. E lembre-se: empreendedoras são as novas heroínas moçambicanas, comece um negócio e salve o país.