O empreendedorismo em Moçambique está em crescimento nos últimos anos. Há cada vez mais jovens que começam um negócio e estão dispostos a percorrer este caminho incerto. O crescimento e popularidade de empreendedores em Moçambique, têm forte influência no aumento do número de instituições pública e privadas, associações, movimentos, pessoais e profissionais que oferecem acções específicas de fortalecimento de empreendedores.
Actualmente, jovens e mulheres têm mais acesso à informações e recursos para começar e expandir o negócio. É caso para se dizer, só não realiza o seu sonho empreendedor, está com a lista de desculpas reduzida. Pois hoje trago uma lista de instituições, movimentos e programas de apoio ao empreendedorismo em Moçambique. Anote aí.
O instituto de Promoção de Pequenas e Médias Empresas em Moçambique é uma das instituições públicas dedicadas ao fortalecimento do ambiente de negócios em Moçambique.
Tipos de Apoio: Capacitação, Consultoria, Informação e Networking.
A Universidade Eduardo Mondlane e a Icamp criaram o Espaço de Inovação, uma iniciativa que visa dinamizar a inovação e empreendorismo.
Tipos de Apoio: Acompanhamento de startups e Espaço para eventos.
Associação Nacional de Jovens Empresários tem como missão promover o empresariado juvenil em Moçambique através da capacitação e advocacia por uma ambiente de negócio favorável para os jovens. A associação tem delegações nas províncias.
Tipos de Apoio: Capacitação, Informação, Eventos (Percursos que inspiram e Conferência Nacional de Empreendedorismo) e serviços para jovens empresários.
Associação das Mulheres Empreendedoras e Empresárias de Moçambique tem como objectivo contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no mercado moçambicano.
Tipos de apoio: Capacitação, Informação, Consultoria, Eventos de Networking.
Organização Nacional de Empreendedores dedica-se a promoção do empreendedorismo, através da criação e oferta de oportunidades.
Tipos de Apoio: Capacitação e Eventos.
A idealab tem como propósito de inspirar empreendedores, apoiar o desenvolvimento de startups, acelerar o crescimento de Micro, Pequenas e Médias empresas, e promover o empreendedorismo e a inovação.
Tipos de apoio: Formação, Consultoria e Programas de aceleração de Negócios.
O Ideario tem como missão co-criar oportunidades de emprego para jovens, através de formações do talento ao negócio, outsourcing e investimentos.
Tipos de Apoio: Formação, Programas de aceleração de negócios, eventos e financiamento.
O Projecto Orange Corners Maputo tem como objectivo fortalecimento do ecossistema empreendedor Africano e consequentemente para o empoderamento económico de jovens.
Tipos de Apoio: Formação, Mentoria, Consultoria, Espaço de trabalho, Masterclass e palestras.
A incubadora do Standard Bank é um espaço concebido para ajudar jovens empreendedores, startups e pequenas e médias empresas (PMEs) a estabelecerem-se e tornarem-se empresas de sucesso.
Tipos de Apoio: Consultoria, Espaço de Trabalho e Eventos.
Movimentos
Existem diversos movimentos de promoção do empreendedorismo em Moçambique, com objectivo de inspirar e informar os jovens. O destaque vai para os seguintes: Oficinas de Sucesso, que apoio com informação e capacitação e eventos para empreendedores ; Moz Empreendedor apresenta iniciativas como ABC do Empreendedorismo, #coisasqueaprendichallenge, citações de empreendedores moçambicanos nas redes sociais; o Hub Link que disponibiliza a revista digital e imprensa Negócios do Chiveve e o Startup Grind Maputo que é um dos eventos mais inspiradores para empreendedores.
Competições
As competições para empreendedores são uma oportunidade de angariar fundos para os negócios. Em Moçambique temos competições nacionais e internacionais. As competições anuais mais conhecidas são: Seedstar, Statupper total, Super Mentores Awards, Moz Tech, Future Agro Business Challenge e a recente Moz Grow.
Como vimos, a rede de apoio para empreendedores em Moçambique é vasta e positiva. O que muitos empreendedores reclamam é que a maioria das oportunidades está em Maputo. Isso é verdade, mas acredita que jovens de todo Moçambique tem chances de se beneficiar destas oportunidades.
Por isso, chega de desculpas e vamos aproveitar cada rede de apoio para empreendedores que temos em Moçambique. Partilhe nos comentários outras instituições e iniciativas de apoio ao empreendedorismo em Moçambique.
Sou jovem com 3 negócio em processo da constituição e 2 já constituído:
* Ferrinhos,Lda – concluído;
* Takeshi,SU, Lda – (processo) a procura de financiamento;
* kmgest Legal, Lda – (processo);
* staff for you, Lda – concluído;
* ip office, SU, Lda – (processo) a procura de financiamento.
A grande dificuldade para nós os pequenos empresidores é a falta de financiamento, creio eu que existem várias organizações com a finalidade de um apoio no sentido orgânico mais poucas instituições limitam nos no acesso a crédito e se as que facilitam as taxas são muito elevadas.
Sou jovem e pretendo ser um empresário..
Obrigada por visitar o blog Laurindo. Boa trabalho na sua jornada.