Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.
Mark Twain
Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou que o Corona vírus é uma pandemia, diversas organizações adoptaram medidas de prevenção e propagação do vírus, tais como: trabalho remoto, pausa nas aulas, cancelamento de eventos e aí por em diante.
Um exemplo recente foi o cancelamento do Lioness Lean In Breakfast, um encontro importante para mulheres empreendedoras em Moçambique. E daí surgiu uma questão:
Será que vale a pena começar um negócio nos próximos meses?
Acredito que essa é uma dúvida de muitas empreendedoras, principalmente quem já adiou iniciar o negócio por vários motivos. O corona vírus entra para a lista dos motivos para não começar o negócio.
A minha resposta é simples: sim, vale a pena começar um negócio no meio da crise global.
A mulher empreendedora corre riscos, busca soluções para os problemas, inova e acima de tudo, protege-se das ameaças. Nesta situação particular do corona vírus, eu sei que é comum sentir medo do futuro do negócio, eu também sinto isso, mas o medo precisa de uma adversária à altura. Uma mulher capaz de cortar o medo em pedaços, analisar a essência do medo e tomar uma atitude vencedora.
Vamos imaginar qual seria o pior cenário se uma empreendedora apostasse em abrir uma loja de roupa em Abril:
- Poucos clientes na loja porque estarão em casa;
- As despesas da loja seriam maiores do que as receitas;
- Risco de ser infectada pelo vírus no movimento casa loja;
- Risco infecção para os clientes na altura da prova de roupa;
- Falta de stock de produtos porque os fornecedores estão na lista de países de risco
A lista de desvantagens para começar o negócio da loja que apresentei acima, ajuda a analisar o medo de iniciar o negócio e encontrar alternativas para avançar com confiança. As possíveis alternativas para começar o negócio de venda de roupa em Abril seriam:
- Venda online (página facebook, sites de venda personalizados)
- Selecção de fornecedores locais ou roupa com costura sob medida
- Processo de tratamento de roupa seguro
A lista de alternativas pode ser longa, mas tenha uma afirmação em mente:
No tempo de crise, não sobrevivem os mais inteligentes, mas sim os mais flexíveis.
Esteja preparada para adaptar a sua ideia de negócio e quem sabe encontrar um outro negócio que se ajusta ao cenário actual. Por mais que você ame muito moda, mas se o seu grupo alvo está mais preocupado com a alimentação, que tal oferecer primeiro a comida e quando as condições estiverem mais favoráveis, apresentas a nova colecção de roupa.
Só para finalizar, não adie tanto o início do seu negócio. Não deixe o medo vencer, porque as empreenderas são as novas heroínas de Moçambique.